Outubro Laranja

Tempo de leitura: 1 minuto

Outubro laranja é o mês de conscientização da Discinesia Ciliar Primária DCP.

É o mês escolhido para dizer que o ano inteiro, as pessoas com essa doença genética rara e invisível, que acomete principalmente os pulmões, lutam a cada dia para controle dos sintomas e melhor qualidade de vida.

A bronquiectasia e a sinusopatia que são algumas das consequências dessa doença, levam a pessoa ter infecções respiratórias de repetição várias vezes ao ano, precisando tomar antibióticos com frequência e algumas destas infecções sendo tratadas somente com internação.

A pessoa com DCP precisa ter uma rotina diária de fisioterapia respiratória para higiene brônquica e lavagem nasal por acumulo de muco, germes e bactérias, devido a ineficiência dos cílios. (cílios são proteções que temos no pulmão, como os cílios do olho, que impedem a sujeira de chegar na parte sensível, a função dele no aparelho respiratório é mover o muco, levando as partículas e os patógenos que estão presos nessa camada mucosa, a serem expelidos pela tosse ou arrastados para a boca e engolidos.)

No mês que temos o início da Primavera, vamos separar as folhas secas deixadas pela estação passada e fazer florir nossa vida, nosso mundo, nossas lutas.Acompanhe nossas postagens para saber mais sobre a DCP, compartilhe e nos ajude na divulgação. #Conscietizacao#Discinesiaciliar#AliançaRara#VidasRaras@vidasraras@abranhi1@otorrinoexperts@ciencia.rara@pandi.raros@odontoborges.sp@convivendocomdoencasraras

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *